Duração: 4 dias Aventura Ecoturismo Outdoor
Trekking Delas • Expedição Lençóis Maranhenses
Já pensou em fazer uma viagem para um dos lugares mais incríveis do planeta fazendo parte de um grupo só de mulheres?
Então vem com a gente viver essa experiência enriquecedora e de auto-conhecimento no paraíso do Nordeste brasileiro!!
Serão 04 dias e 03 noites experimentando todas as sensações que o Parque dos Lençóis Maranhenses pode oferecer para quem o visita.
Das histórias às vivencias você terá momentos inesquecíveis passeando pelo Rio Preguiça, conhecendo a vida “caiçara” dos moradores de Atins, caminhando nas dunas em direção às comunidades isoladas porém ativas que existem dentro da Reserva Ambiental interagindo com os moradores e descobrindo as belezas de uma vida simples cercada pela natureza vibrante de cores surreais.
As inúmeras lagoas, recém formadas pelas chuvas também influenciadas pelo extenso lençol freático, alimentam e fortalecem o ambiente ainda selvagem do Parque dos Lençóis e esse paraíso proporciona conexões que ficarão marcadas para sempre na memória de quem se permite aventurar-se nessa viagem de sonhos.
O desafio dessa caminhada de 50km nos presenteia com paisagens marcantes sutilmente decoradas pelo sol, pela lua crescente e pelas estrelas sobre dunas que nos guiam por uma trilha de emoções e respeito à natureza.
Emocione-se com a vida porque viver é incrível!
ROTEIRO
01/05/2025 - Quinta-feira/Lua Crescente
SÃO LUIS ➡️ BARREIRINHAS ➡️ ATINS
TRANSFERT EM VAN PRIVATIVA
- Horário de saída de São Luís: às 08h
- O veículo privativo fará o embarque das passageiras diretamente na pousada indicada pelo grupo e ele estará aguardando no local à partir das 07:30h.
- A distância que será percorrida será de 260km e o tempo de trajeto entre os dois trechos será de 04 horas aproximadamente.
- Após os primeiros 100km haverá uma pausa de 20 minutos numa conveniência onde poderão usar os banheiros ou fazer um lanche antes de seguir viagem.
- Em seguida seguirão por mais 02 horas e meia em trajeto direto até o final do percurso.
- A chegada na cidade de Barreirinhas está prevista ao meio dia.
- Chegando em Barreirinhas, que é um dos pontos de acesso ao Parque dos Lençóis, vocês serão conduzidas até o quais central da cidade de onde sairão em lancha privativa para o um lindo passeio pelo Rio Preguiça até a sua foz onde está localizado o povoado de Atins.
- O circuito tem duração de 04 horas e meia e durante o trajeto vocês farão algumas paradas para conhecer os vilarejos ribeirinhos margeados por densos manguezais e dunas em meio a uma fauna e flora ainda bem preservados.
BARREIRINHAS ➡️ ATINS
PASSEIO RIO PREGUIÇA/LANCHA PRIVATIVA
- O passeio pelo Rio Preguiça será a primeira parte de uma expedição imersiva que acontecerá de forma progressiva permitindo uma experiência autêntica aproximando os visitantes do Parque dos Lençóis da diversidade natural e cultural existentes nos 156 mil hectares de uma das unidades de conservação ambiental de grande importância do país. A intensão é propor uma abordagem que aconteça de forma orgânica permitindo sentidos e percepções que possam transformar a relação do visitante com a natureza em sua plenitude.
- O Rio Preguiça é o maior da região do Parque dos Lençóis e sua extensão, da nascente até sua foz (Atins), é de 135km. Durante muito tempo ele foi o responsável pela dinâmica socioeconômica das comunidades locais para transporte de cargas e passageiros como também foi, e ainda é, berçário natural que oferece proteção a um ecossistema sensível onde a fauna e a flora coexistem entre manguezais, dunas e uma vasta vegetação de restinga.
- Atualmente é um dos principais atrativos turísticos usado para transporte e lazer embora ainda seja o principal meio de subsistência de muitas famílias ribeirinhas locais.
- Seu nome, segundo relatos dos nativos, vem do fato de que há muitos anos havia uma grande quantidade de bichos - preguiça que eram vistos com frequência em suas margens como também por conta da sua correnteza "preguiçosa" que não é muito percebida na superfície mas que é bastante “agitada” nas profundezas.
- Forte e imponente sua bacia hidrográfica abrange uma grande parte dos municípios da região e seus afluentes percorrem povoados isolados fornecendo maior qualidade de vida ao seus habitantes.
- O início do passeio está previsto para as 13h à partir do cais central da cidade assim que chegarem à Barreirinhas.
- Haverá água mineral (serviço incluso) na lancha durante todo o trajeto.
- Nayara, a guia do grupo, irá acompanhá-las durante toda a expedição e ela será responsável pour conduzir, orientar e explicar a logística de todo o circuito e para além disso ela será a ponte de conexão entre cada uma de vocês com a experiência que será vivida. Então vamos lá!
PRIMEIRA PARADA: VASSOURAS
- O povoado Vassouras ainda abriga pescadores em sua margem onde podem passar vários dias mantendo vivas suas práticas extrativistas tradicionais.
- Suas principais atrações turísticas são: um primeiro complexo de dunas (Pequenos Lençóis) e a possibilidade de observar macacos prego em seu hábitat natural. Saibam que, embora os animais sejam acostumados com a presença de humanos, o que permitirá que a aproximação aconteça naturalmente, é importante não oferecer nenhum tipo de alimento a eles, nem mesmo frutas ou castanhas.
- Há também uma lojinha de artesanato local além de outros produtos.
- É possível passear pelas dunas que entornam o local onde serão surpreendidas por uma paisagem única enquanto aguardam o almoço (não incluso).
- No Restaurantes da Dona Graça, que hoje é mantido pela filha Graciane, vocês contarão com um cardápio de comidas típicas deliciosas preparadas com produtos frescos da região.
- Esse restaurante familiar fundado por nativos do povoado existe há vários anos e de tempos em tempos ele muda de lugar devido o movimento natural das dunas pelo vento forte (julho a dezembro) que crescem e se deslocam forçando os habitantes a sempre se ajustarem à esse processo.
SEGUNDA PARADA: CABURÉ
- Povoado já próximo à foz do Rio Preguiça.
- O fato curioso que impressiona seus visitantes é que na beira do vilarejo ha uma península que separa o Rio Preguiça do Oceano Atlântico. A paisagem é muito bonita e será possível percebê-la bem de perto.
- Nesse local, o fenômeno de avanço das dunas já modificou o ambiente soterrando alguns estabelecimentos que existiam no local. Atualmente somente os restaurantes à beira rio se mantêm firmes em meio às forças dos ventos e das marés.
- Vocês farão uma pausa de alguns minutos suficientes para um bom mergulho no mar antes de continuarmos até o último vilarejo do circuito.
TERCEIRA PARADA: MANDACARÚ
- Povoado de pescadores onde as atrações principais são:
- O farol de 32m de altura e sua vista (inaugurado nos anos 40 e administrado pela Marinha) onde vocês poderão subir para contemplar a paisagem incrível que há lá de cima e é possível percebermos a localização geográfica e o relevo do lugar como se estivéssemos em um grande mapa imaginário. Simplesmente lindo!
- Uma outra atração são as lojinhas de artesanato local produzidos à partir da palha de Buriti feita à partir de uma de uma das palmeiras endêmicas da região.
- Há também a barraca do Seu Domingos, um mestre das caipirinhas, onde oferece drinks dos mais diversos sabores e combinações de frutas locais.
- Após um dia de muitas descobertas, delícias culinárias e muitas emoções vocês seguirão o trajeto final até Atins.
- A chegada no porto do vilarejo será em torno das 17 horas.
- Haverá um veículo que estará aguardando a chegada do grupo para conduzi-las até suas respectivas pousadas.
02/05/2025 - Sexta-feira/Lua Crescente
CIRCUITO TREKKING 03 DIAS/02 NOITES/50KM
ATINS ➡️ ¹MORRO DA BANDEIRA ➡️ ²BAIXA GRANDE ➡️ ²QUEIMADA DOS BRITOS ➡️ ³BETÂNIA ➡️ STº AMARO
1 - Ponto de início do trekk 2- Oásis do Parque dos Lençóis 3- Ponto final do trekking
PRIMEIRO DIA
ATINS ➡️ BAIXA GRANDE- 11KM (02 residências)
- Saída de Atins às 04:30h em veículo 4X4 privativo até o ponto de partida da caminhada (Morro da Bandeira) 50 minutos de trajeto.
- Início do Trekking: 05:30h
- À partir desse ponto iniciaremos o trekking de 07km até a comunidade Baixa Grande para conhecer a casa da Dona Dete (moradora do oásis há muitos anos).
- Tempo aproximado de trajeto: 03 horas.
- Passaremos um tempo de convivência com ela e sua família enquanto aguardamos por um delicioso almoço (incluso) preparado por ela.
- Após a refeição um bom descanso para então seguirmos o circuito em direção à casa da Dona Regina (também moradora do oásis há muitos anos).
- Faremos em trajeto de uns 03km até a residência e durante a caminhada faremos paradas para banho nas lagoas e contemplação do pôr do sol.
- Chegada na casa do morador por volta das 18:30h.
- Momento de Imersão e vivência local.
- Jantar (incluso) na casa da Dona Regina.
- Dormida em redário na casa do morador.
03/05/2025 - Sábado/Lua Crescente
SEGUNDO DIA
BAIXA GRANDE ➡️ QUEIMADA DOS BRITOS/20KM (02 residências)
- Café da manhã às 05:30h.
- Saída em trekking às 06:30h.
- Caminhada de 16km até a casa da Dona Joana (moradora do oásis há muitos anos) na Queimada dos Britos.
- O tempo estimado de trajeto será de 05 horas.
- Durante o trajeto, além da caminhada pelas dunas, faremos algumas travessias cortando o Rio Negro que nasce no continente, corta o Parque dos Lençóis alimentando os dois oásis para então desaguar no oceano. Será uma época de muitas águas pois o lençol freático estará no seu fluxo máximo depois do longo período de chuvas (janeiro a maio).
- Haverá igualmente pausas para banho nas lagoas que fazem parte desse trecho.
- A chegada na casa da Dona Joana será por volta das 11:30h.
- Momento de vivência com a família enquanto aguardamos o almoço (incluso).
- Um bom descanso após o almoço para então seguirmos caminhando até a residência da segunda família do oásis, dessa vez vocês irão conhecer a casa da Rosa e do Netão (moradores do oásis há muitos anos) onde jantaremos e passaremos a noite.
- Entre as duas residências da Queimada dos Britos (lado leste do oásis) e a Queimada dos Paulo (lado oeste do oásis) caminharemos por 40 minutos num trecho de 02km.
- Chegando lá deixaremos as mochilas no ponto de apoio para seguirmos por mais 02km (ída e volta) até a duna do pôr do sol para finalizarmos esse segundo dia de tantas emoções.
- Jantar (incluso) e dormida em redário na casa do morador.
04/05/2025 - Domingo/Lua Crescente
TERCEIRO DIA
QUEIMADA DOS BRITOS ➡️ BETÂNIA/LAGOA CAJUEIRINHO ➡️ STº AMARO/18KM ➡️TRIP CAIAQUE/14KM
- Nesse dia sairemos em caminhada na madrugada.
- O café da manhã será servido às 02:30h.
- A saída em trekking será às 03h.
- Nesse último trecho do trekking caminharemos 19km em aproximadamente 08 horas de trajeto considerando as paradas previstas do circuito.
- Faremos o nascer do sol nas dunas durante o trajeto.
- Paradas para banho nas lagoas durante a caminhada.
- Previsão de chegada na bandeira do povoado Betânia (ponto final do circuito) será por volta das 10:30h.
- Ao finalizarmos o circuito, teremos um tempo de permanência no local próximo ao ponto final do trekking para um momento de descanso e relaxamento à beira da magnífica Lagoa do Cajueirinho para, em seguida, seguirmos até a bandeira da Betânia.
- Nesse ponto estaremos na fronteira entre o complexo de dunas e o Rio Alegre que banha o vilarejo de Betãnia e o conecta com outras comunidades locais passando inclusive por Santo Amaro que é segunda maior cidade da região do Parque dos Lençóis depois de Barreirinhas.
- Haverá uma embarcação (rabeta) que nos levará até o povoado por um lindo trajeto pelo rio e suas águas encarnadas de sedimentos até a casa do Seu Carimbó e Dona Conceição. O trajeto até a entrada do caminho que leva à residência dura cerca de 25 minutos.
- Após uma pequena caminhada chegaremos no restaurante da família que fica nos fundos da residência.
- A chegada no restaurante será por volta das 11:30h e o no local vocês poderão descansar enquanto aguardarão mais um delicioso almoço (incluso).
- Depois do descanso, por volta das 14h, sairemos para a última aventura do dia: uma remada de caiaque descendo o Rio Alegre até a cidade de Santo Amaro.
- Serão 14km de pura tranquilidade e beleza que durante mais ou menos duas horas vocês terão o prazer de viver. Paradas para banho e momentos de relaxamento estão previstas durante o percurso.
- É importante saber que o passeio de caiaque exige a presença de um guia experiente e credenciado para nos acompanhar e por esse motivo e somente para essa atividade que teremos um integrante masculino no grupo. A atuação de profissionais femininas como guias de sua região ainda é bastante barrada por pressões sociais o que faz da profissão exercidas quase que exclusivamente por homens.
- Chegada em Santo Amaro às 16h.
- Haverá um veículo que estará aguardando no local de chegada para conduzi-las até suas respectivas pousadas.
CUSTO POR PESSOA (POR PAX)
R$2.743,00
- +55 (98) 991653615 | Abrir WhatsApp
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses | Abrir com Google Maps
- Entraremos em contato para buscar você na pousada ou para marcarmos um ponto de encontro.